As competências de motricidade fina envolvem o uso refinado dos pequenos músculos que controlam a mão, dedos e polegar. Com o desenvolvimento destas competências, a criança é capaz de completar tarefas importantes, como escrever, alimentar-se, abotoar e apertar um fecho-zíper. Estas competências desenvolvem-se gradualmente através da experiência e exposição a uma variedade de brinquedos, materiais e até mesmo alimentos.
Porque é que o desenvolvimento destas competências é importante?
As mãos precisam desenvolver destreza e força. Nós, como pais, cuidadores, terapeutas ou educadores podemos ajudar nesse processo incentivando as crianças a brincar, explorar e interagir com uma variedade de itens. Brinquedos, molas da roupas, tesouras, plasticina e feijões são exemplos de práticas que facilitam o desenvolvimento motor fino. Este tipo de atividades lúdicas e competências de manipulação realmente ajudarão a preparar a criança para segurar e usar um lápis. A capacidade para fazer isto é o primeiro passo para aprender a colorir, desenhar e finalmente escrever.
A Ser Criança disponibiliza para venda um conjuntos de ferramentas para estimulação das competências de motricidade fina, com os quais se podem criar momentos lúdicos e muito divertidos. Afinal de contas o Brincar é (ou deveria ser) a principal área de ocupação das crianças :)